Perfil do Vice-Presidente da República eleito

Bornito de Souza Baltazar Diogo, segundo cabeça de lista do MPLA às eleições gerais de 23 de Agosto, foi reconfirmado hoje, quarta-feira, Vice-Presidente da República.

Bornito de Sousa

Bornito de Sousa

Bornito de Sousa é filho de Baltazar Diogo e de Catarina Manuel Simão Bento.

Nasceu no município do Quéssua, província de Malanje, a 23 de Julho de 1953.


Casado com Maria José Rodrigues Ferreira Diogo, Bornito de Sousa é jurista e pai de 4 filhas, tendo iniciado a sua carreira política como 1º secretário nacional da JMPLA, organização juvenil do MPLA.

 

Posteriormente, foi eleito deputado, tendo exercido as funções de presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Nacional e presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos, Regimento e Mandatos do Parlamento.


Desempenhou ainda os cargos de presidente da Comissão Constitucional da Assembleia Nacional, que elaborou a actual Constituição da República de Angola, e de vice-presidente da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE.


Nomeado ministro da Administração do Território em Fevereiro de 2010, foi reconduzido no cargo em 1 de Outubro de 2012, à luz dos resultados eleitorais saídos das Eleições Gerais do mesmo ano.


Advogado suspenso por incompatibilidade de funções, Bornito de Sousa é docente da cadeira de Ciência Política e Direito Constitucional.

 

Na terceira reunião ordinária do Comité Central do MPLA, realizada a 03 de Fevereiro de 2017, em Luanda, João Manuel Gonçalves Lourenço foi indicado candidato do partido a Presidente da República.

 

 

Angop